Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Eduardo Rodrigues de Morais
Cadeira: 18
Patrono: Eduardo Rodrigues de Morais
Patrono

Nasceu na Bahia, em 1884. Filho de Clara Cesar de Moraes e Miguel Francisco Rodrigues de Moraes (Moraes, 1903), abastado comerciante, viveu sua infância e mocidade no Palácio dos Moraes, atual Palácio de Aclamação do Governo do Estado da Bahia (Lessa; Baleeiro, 2007).

Começou a formação médica em 1898. Foi Interno na 1ª Cadeira de Clínica Cirúrgica (1902-1903). Ele se formou em Medicina no dia 19 de dezembro de 1903 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Sua tese de formatura foi Intervenções cirúrgicas nos ferimentos do coração e pericárdio, aprovada com Distinção ((Moraes, 1903).

Foi Professor ordinário de Clínica Otorrinolaringológica de 1912 a 1915. Dentro deste período, regeu interinamente a cadeira de Clínica Oftalmológica em 1914. Ele se tornou Professor Catedrático de Clínica Otorrinolaringológica em 1915, ficando no cargo até 1943, quando se encantou. Com a Reforma Rivadávia do Ensino Médico, a nomeação do professor Eduardo de Moraes torna-se o marco inicial da Otorrinolaringologia na Bahia (Lessa; Baleeiro, 2007).

Foi o pioneiro de inúmeros procedimentos e técnicas inovadoras em broncoesofagologia e cirurgia da cabeça e do pescoço. Ele é destacado também como pioneiro em cirurgia plástica no Brasil (Lessa; Baleeiro, 2007). Outra projeção, agora internacional, ele obteve quando realizou a primeira laringectomia total na América Latina.

Foi Vice-diretor de 1933 a 1936, tendo como diretor Prof. José de Aguiar Costa Pinto; e de 1936 a 1943, sendo diretor Edgar Rêgo dos Santos. Ele substituiu os efetivos muitas vezes, nos seus impedimentos (Oliveira, 1992) Esteve a serviço do Ministério da Agricultura (1911) e do da Justiça (1922; 1927-1928).

Tomou parte no Congresso de Oftalmologia em Amsterdam, em 1929. Exerceu a função de médico Otorrinolaringologista do Hospital Santa Isabel por muitos anos.

Foi um assíduo colaborador da Gazeta Médica da Bahia, ver os principais artigos no Anexo 1. Pelos seus trabalhos com as “doenças tropicais” como leishmaniose e esquistossomose, bem como sua publicação preferencial pela revista Gazeta Médica da Bahia, podemos considerá-lo como participante da Medicina tropicalista na Bahia.

Em 1943 foi criada a Associação Baiana de Medicina, tendo como Presidente o Prof. Eduardo de Moraes. Meses depois no exercício desta presidência de órgão da categoria médica, ele foi vítima de uma broncopneumonia. (Lessa; Baleeiro, 2007).

Ele se encantou em 19 de julho de 1943. Sobre ele disse o Prof. Eduardo de Sá Oliveira:

O Dr. Morais foi o criador da escola otorrinolaringológica da Bahia [...] Clínico de excepcional conceito e rara habilidade, professor de grandes méritos, orador empolgante. Colaborador assíduo e eficiente das sociedades médico-cirúrgicas [...] (Oliveira, 1992, p. 373)

Os professores de Otorrinolaringologia da Fameb Hélio Lessa e Eduardo Baleeiro comentam também sobre o Mestre de Mestres da Otorrinolaringologia:

Era o Professor Moraes respeitado e admirado pela sua educação e elegância, o que fazia sobressair um carisma pessoal que encantava os seus alunos e colegas médicos, professores e além muros da Faculdade pela sociedade baiana.[...]

Ele tinha inúmeros discípulos por todo o país, como destacou o Dr. Aloysio Novis, do Rio de Janeiro. [...] Destaque-se nesta relação de nomes ilustres o Prof. Paulo Mangabeira Albernaz, em São Paulo, e o Prof. Ermiro de Lima, no Rio de Janeiro, e aqui na Bahia o Prof. Carlos Moraes, seu sucessor na cátedra e o Prof. Orlando Castro Lima, que foi fundador e professor da Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública. (Lessa; Baleeiro, 2007, p. 219) Acrescento o nome de Edgard Falcão (RRJ)

O nome do Dr. Eduardo Rodrigues de Moraes foi escolhido para ser Patrono na Cadeira nº 18 da Academia de Medicina da Bahia. O primeiro Membro Titular da Cadeira foi o confrade Edmundo Leal de Freitas e o Titular atual é Alex Guedes.

O Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins (IBHMCA) também o homenageou com Patrono da Cadeira 39.

Referências

LESSA, Hélio A; BALEEIRO, Eduardo M. A história da Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Gazeta Médica da Bahia, Salvador, n. 77, p. 219-222, 2007.

MORAIS, Eduardo Rodrigues de. Intervenções cirúrgicas nos ferimentos do coração e pericárdio. Bahia: Faculdade de Medicina da Bahia, 1903.

OLIVEIRA, Eduardo de Sá. Memória histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942. Salvador: Conselho Editorial da UFBA, 1992. p.375-377.

SANT`ANNA, Eurydice; TEIXEIRA, Rodolfo. Gazeta Médica da Bahia. Índice cumulativo – 1866-1976. Salvador, Universidade Federal da Bahia 1984.

Salvador, 22 de setembro de 2023

Ronaldo Ribeiro Jacobina.
Titular da Cadeira nº 29 da Academia de Medicina da Bahia
Titular da Cadeira nº 7 do Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins
Professor Titular de Medicina Preventiva e Social, FAMEB-UFBA.

Ana Lúcia Albano
Bibliotecária da Bibliotheca Gonçalo Moniz – FMB-UFBA
Membra Colaboradora do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins 5

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital