Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Luiz Claudio Lemos Correia
Cadeira: 16
Patrono: Cipriano Barbosa Betâmio
Antecessor: Antônio Carlos Peçanha Martins
Membro Titular
Eleito: 25-04-2019 - Posse: 25-04-2019 - sob a presidência de

Livre-docente em cardiologia, doutor em medicina e saúde, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, atua como docente, pesquisador, coordenador científico e médico cardiologista. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Como docente, sua área principal de atuação é construção científica e medicina baseada em evidências. É professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública desde 2005, onde coordena as disciplinas Métodos Quantitativos na pós-graduação strictu sensu e Raciocínio Clínico Baseado em Evidências na graduação. Diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidência - BAHIANA, Editor-chefe do Journal of Evidence-based Healthcare (Evidence) e do Blog Medicina Baseada em Evidências (2.4 milhão de acessos).

É também professor titular da Faculdade de Medicina do Centro Universitário UniEvangélica (Goiás), onde é responsável pela implementação do programa de medicina baseada em evidências. É "volunteer faculty member" da faculdade de medicina da Universidade Central da Flórida. Tem como missão a "alfabetização científica" da sociedade, propondo ampla utilização de decisões baseadas em evidências e um senso crítico para diferenciação entre ciência e pseudo-ciência. Como pesquisador, é líder do Grupos de Pesquisa em Síndromes Coronarianas Agudas (RESCA), vinculado à pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, fonte de suas principais publicações científicas e orientações de alunos de graduação e pós-graduação.

Recentemente, criou o Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento da Medicina Baseada em Evidências e Economia Clínica. Seu principal ambiente de atuação assistencial é o Hospital São Rafael, Salvador/BA. Como Coordenador Científico desta Instituição, tem a missão de fomentar pesquisa e aproximar o paradigma científico do pensamento clínico. É também vice-coordenador da residência médica em cardiologia deste hospital. Atua também como assessor científico do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Suas principais parcerias internacionais são com Prof. João Lima, Universidade de Johns Hopkins, Baltimore/EUA (fatores de risco cardiovascular) e Prof Aseem Malhotra, membro do King's Fund no Reino Unido (transparência científica). Formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1992, fez residência médica no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (1993-1994), seguido de research fellowship em cardiologia na Universidade de Johns Hopkins e National Institute of Aging - NIH (1995-1997), Baltimore, MD.

Posteriormente obteve título de Doutor Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2000-2003) e realizou pós-doutorado na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (Projeto Monte Gordo; 2005-2007). (Texto informado pelo autor)

CURRICULO LATTES: Clique aqui.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital