Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Maria Theresa de Medeiros Pacheco
Cadeira: 37
Patrono: Oscar Freire
Antecessor:
Ocupante Anterior

Maria Theresa de Medeiros Pacheco nasceu no dia 2 de setembro de 1928, em Atalaia, no sertão do Estado de Alagoas. Era filha de Carolina de Medeiros Pacheco e José Pacheco Filho. (JACOBINA, 2013) Concluiu os cursos secundário, científico e pedagógico em São Miguel dos Campos, Penedo e Alagoas. Faleceu na cidade do Salvador em 12 de maio de 2010, sendo seu corpo velado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina Bahia, da Universidade Federal da Bahia. No dia seguinte, foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Em 18 de dezembro de 1947, aos 19 anos de idade, vinda de Maceió, desembarcou do vapor "Itaimbé" nesta capital, para estudar Medicina. (BRITTO, 201-?) Venceu obstáculos, inclusive na família pra realizar o seu sonho de ser médica: “Nascida e criada como fui, filha de fazendeiros, com as tradições junto aos pais, minha mãe, contrária à minha viagem, meu pai somente acreditava na Medicina da Bahia!”. (PACHECO, 1999, p. 269)

Estudante de Medicina, foi Aspirante, Interna por concurso e Assistente voluntária da Maternidade Climério de Oliveira, Interna da Maternidade “Nita Costa” e do serviço de Ginecologia do Prof. Carlos Aristides Maltez, no Hospital Santa Izabel e Interna- residente do Hospital Aristides Maltez.

Diplomou-se em Medicina em 15 de dezembro de 1953, 137ª Turma da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, da então Universidade da Bahia. Em 1954, ingressou no Instituto Médico-Legal “Nina Rodrigues”. Mediante concurso, postulou a Docência Livre da Faculdade de Medicina da Bahia da então Universidade da Bahia, defendendo tese intitulada Aspectos médico-legais da sexualidade feminina. Foi a primeira mulher médica-legista do Brasil. 

Foi Assistente extranumerária, em 1956, da cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Bahia, até 1964. Mediante apreciação de títulos, foi indicada Professora Catedrática interina de Medicina Legal para a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Regente interina de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1966.

Assistente de Ginecologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no período de 1957 a 1963, docente da Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar, em 1967 e Professora da Faculdade Ruy Barbosa e Unime.

Após submeter-se a concurso público em 1965, foi aprovada e obteve o Título de Livre Docente da Faculdade de Medicina da Bahia. Bolsista do CAPES, em 1968, estagiou, por seis meses, no Instituto Médico Legal de Lisboa e no Laboratório de Toxicologia Forense. Estagiou também na Espanha nos serviços dos Profs. Vallejo y Vallejo, Villa Nueva e Lopez Ibor. Esteve em Paris, em 1969, onde trabalhou no serviço do prof. Lion Dérobert, no Instituto da Rive Gauche, sustentando Tese para obter o título de “Assistente Estrangeira”, quando estudou as “alterações dos grupos sanguíneos em sangue de cadáveres putrefeitos e congelados”. Em 1969 foi Membro correspondente da Société de Médicine Légale et de Criminologie de France. Concluiu o Doutorado em Medicina Legal pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne), em 1970.

Em 1974, já na direção do Instituto Médico Legal “Nina Rodrigues”, na Bahia, sustentou Tese para concorrer à Cátedra de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Bahia, intitulada A Ética e a Medicina Legal. Ela conquistou o honroso título de primeira mulher no Brasil Professora Titular de Medicina Legal e Deontologia Médica ao obter mediante concurso em 01 de julho de 1975 o cargo de Professor Titular na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo nomeada pela Portaria de n.º 52 de 2 de setembro de 1975. É a primeira mulher com este título na Fameb.

Aposentou-se em 4 de fevereiro de 2002. (Fonte: Secretaria Administrativa da FMB-UFBA).

Foi diretora do Departamento de Polícia Técnica - ou Perícias Técnicas (DPT), como gostaria de assim ser denominado. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, 16ª Presidente (1999-2003) da Academia de Medicina da Bahia e Presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma, Reconstrução, Restauração e Manutenção da Faculdade de Medicina da Bahia no Terreiro de Jesus, no período de 1997 a 2006. Presidente do Conselho de Curadores da Fundação José Silveira, em 2007, e da Fundação José Silveira, em 31 de março de 2009. Membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Bahia.

Recebeu o Título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 15 de dezembro de 2008.  Foi uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Bioética e da Sociedade Brasileira de Medicina Legal.

No Dia Internacional da Mulher, em 8 março de 2009, em sessão solene no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, foi distinguida com a placa Jean Thompson Harris, outorgada pelo Rotary Club Salvador Santo Antônio. A Assembleia Legislativa da Bahia a ela outorgou o Título de Cidadã Baiana. A Câmara Municipal de Salvador conferiu-lhe o Título de Cidadã Soteropolitana e a distinguiu com a Medalha “Maria Quitéria”. Dá nome ao auditório do Departamento de Polícia Técnica da Bahia. No prédio da Fameb no Vale do Canela tem uma sala com o nome “Sala Maria Theresa Pachedo”, com uma placa com breve currículo da Mestra.

Foi membro efetivo do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins - IBHMCA – onde exerceu vários cargos na diretoria do venerando sodalício, ocupando a Cadeira n. 31, a qual tem como patrono Raymundo Nina Rodrigues.  Foi Tesoureira-Adjunto em atividade no corrente ano de 2010, quando faleceu no dia 12 de maio. É Patrona da cadeira n. 44, que tem como Titular a confreira Leila Maria Batista Araújo.

Referências

BRITTO Antônio Carlos Nogueira. Pesquisa historiográfica inédita sobre a chegada à Bahia da jovem Maria Theresa para estudar medicina. Salvador, [201-?]

BRITTO Antônio Carlos Nogueira. Reminiscências de longa e fraternal convivência com a Prof.ª Maria Theresa. Salvador, 2011. (Testemunho escrito dado ao autor em 15 de março de 2011).

JACOBINA, R. R. Memória Histórica do bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia (2008) – V.II: Professores, Funcionários e Alunos da FAMEB. Salvador: FAMEB-UFBA, 2013

PACHECO, Maria Tereza de Medeiros. Lembranças da Faculdade do Terreiro. In: BOAVENTURA, Edivaldo M. (Org.). UFBA – Trajetória de uma universidade: do centenário de Edgard Santos ao cinquentenário da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Ed. do Autor, p. 267-270, 1999. 392p.

PACHECO, Maria Thereza de Medeiros. A medicina legal na Bahia: início e evolução do ensino. Gazeta Médica da Bahia, v.77, n. 2, 139-157, jul.dez. 2007.
 

Ronaldo Ribeiro Jacobina.
Titular da Cadeira nº 29 da Academia de Medicina da Bahia.
 Professor Titular de Medicina Preventiva e Social, FAMEB-UFBA.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital