Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Como Gostaria de Ser Lembrado
15h00

Prof. Dr. Ernane Nelson Antunes Gusmão. Membro Emérito da Academia de Medicina da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Prof. Dr. Ernane Nelson Antunes Gusmão. Membro Emérito da Academia de Medicina da Bahia

Atendendo a solicitação feita aos Membros Eméritos da Academia de Medicina da Bahia envio o texto sobre o tema “Como eu gostaria de ser lembrado”.

Sou Ernane Nelson Antunes Gusmão, Membro Emérito da Academia de Medicina da Bahia, 82 anos, mineiro da cidade de Pedra Azul  - MG. Vivi a maior parte da minha vida na cidade de Vitória da Conquista – BA e posteriormente na cidade do Salvador e atualmente mantenho residência há 9 anos na cidade de Lauro de Freitas – BA.

Por tudo isto me considero um “baianeiro”. Também sou cidadão Itanagrense, título que me foi conferido pelo legislativo da cidade de Itanagra – BA, local que desde 1971 mantenho propriedades rurais e onde tive a oportunidade de motivar a população da cidade realizando atividades médicas, palestras no segmento da agropecuária e diversas outras ações relevantes de interesse da comunidade.

Me graduei em Medicina na turma de 1964 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e apesar de ser o caçula da turma fui indicado orador oficial na solenidade de colação de Grau no salão nobre da Reitoria da UFBA.

Ainda no internato fui convidado pelo Prof. Jorge Valente para fazer pós graduação e ao concluir me tornar seu assistente.

Nos anos de 1965 e 1966 fui bolsista do CNPQ/CAPES em Nefrologia no Hospital Pedro Ernesto da então Universidade da Guanabara, onde tive a oportunidade de aprender técnicas inovadoras que contribuíram para me credenciar como auxiliar de ensino a protagonizar o pioneirismo na Hemodiálise e na Arteriografia periférica no Hospital Universitário Professor Edgar Santos e posteriormente difundir para todo o Norte e Nordeste do país.

Em 1970 passei a ser Nefrologista do recém criado Departamento VII da UFBA e em 1977 fui aprovado em concurso de provas e títulos para a disciplina de Nefrologia e me tornei assistente do Prof. Heonir Rocha.

Exerci vários cargos na Faculdade de Medicina entre os anos de 1966 a 1996 quando me aposentei como Professor Adjunto IV.

Fui autor e coautor e realizei e publiquei mais de 40 trabalhos científicos.

Exerci atividades pelo INAMPS no Hospital Ana Nery em Salvador e por 42 anos consecutivos ocupei a chefia de importantes cargos no Hospital Português.

Criei o Serviço de Nefro Hemodiálise do Hospital Geral Roberto Santos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Apesar de atualmente estar aposentado consigo manter atividades de consultório nas especialidades de Clinica Médica e Nefrologia.

Durante a minha vida sempre me dediquei a atividades literárias. Detenho 43 trabalhos literários premiados em nível Estadual, Nacional e na América do Sul. Tenho 22 livros publicados, destes 8 são próprios, 2 em Coautoria e os demais em participação. 

Fui Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

Sou membro da Academia Conquistense de Letras, Correspondente da Academia de Letras do Vale do Jequitinhonha-MG, do IGHB, e atual Presidente do Instituto Baiano de Historia da Medicina e Ciências Afins. (IBHMCA)

Por interesse por Astronomia me tornei Presidente da Associação de Astrônomos amadores da Bahia.

Sou Casado há 58 anos com Elzeni Filadelfo Gusmão, Bióloga aposentada do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia com quem tenho 4 filhos e 7 netos.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital