Tamanho da Fonte
16h00

Lançamento do Livro “Fundamentos da Pesquisa Clínica - Professor Antônio Alberto Lopes

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Lançamento do Livro “Fundamentos da Pesquisa Clínica - Professor Antônio Alberto Lopes

É com prazer que informo que em breve a editora SANAR abrirá o site para a aquisição do livro “Fundamentos da Pesquisa Clínica: Conceitos de Epidemiologia para entender, avaliar e desenvolver Pesquisa Clínica” que escrevi conjuntamente com o meu filho Marcelo Lopes, também médico e epidemiologista. Aproveito para agradecer as trocas de ideias, sugestões e incentivos de todos, que contribuíram muito no desenvolvimento deste livro.

APRESENTAÇÃO

Informações geradas por pesquisas científicas são fundamentais para que as práticas clínicas sejam embasadas por evidências de forma a ampliar benefícios e minimizar riscos para as pessoas. Para um profissional de saúde avaliar a qualidade e a aplicabilidade de resultados de pesquisas, é necessário ter conhecimento de métodos e conceitos de epidemiologia, considerada como a ciência básica da pesquisa em saúde.

Este livro tem como foco estudantes, pesquisadores, professores e profissionais das áreas de saúde. O objetivo principal da obra é oferecer conhecimentos aplicáveis na seleção, análise crítica e transferência da informação de trabalhos científicos para as práticas clínicas.  Os conhecimentos são também aplicáveis para os profissionais e estudantes das áreas de saúde que desenvolvem pesquisa científica baseada nos desenhos de estudos epidemiológicos.

Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos e medidas de epidemiologia considerados fundamentais para que se atinjam os objetivos do livro, exemplos da literatura são usados para ajudar no entendimento e aplicação dos conceitos e medidas. De início, são introduzidos conceitos metodológicos e descrição de características de desenhos de estudos epidemiológicos, com exemplos de artigos publicados em revistas científicas. Em seguida, são apresentadas medidas de frequência e de associação usadas em estudos clínico-epidemiológicos e vieses (seleção, informação e confundimento) que devem ser evitados no desenvolvimento dos trabalhos e observados ao analisar criticamente os trabalhos publicados quanto as possíveis interferências destes vieses nos resultados e conclusões.

Conceitos e medidas relacionados aos testes usados no diagnóstico diferencial e na detecção precoce de doenças através de estratégias de screening (rastreamento) são apresentados em um capítulo específico. Também usando exemplos da literatura, no último capítulo do livro, discute-se o que significa Medicina Baseada em Evidência (MBE) e o papel da epidemiologia no seu desenvolvimento. Adicionalmente são mostrados exemplos de como praticar MBE para responder questões da prática clínica.

Os autores ficarão muito gratificados se esta obra for de ajuda aos estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde, ao contribuir para a produção do conhecimento científico em saúde e práticas clínicas que atendam adequadamente às necessidades da população.

Os Autores

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2021. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital