Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
09h00

Dia de Honrarias e Premiações na Academia de Medicina da Bahia

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Engalanou-se em 12/12, a Academia de Medicina da Bahia – AMBA- para uma sessão muito especial, diante da seguinte pauta:

1. Em sua sede, na Faculdade de Medicina da Bahia, FMB-UFBA, no Largo do Terreiro de Jesus, às 10h00, de forma presencial, realizou-se uma sessão para outorga do prêmio Roberto Santos, para um pequeno grupo de convidados, cujos participantes compareceram propositadamente em horários escalonados, a fim de se evitarem as aglomerações, em respeito às recomendações sanitárias impostas pelo perfil epidemiológico atual da pandemia covid19.

2. No ensejo, foram conferidos os diplomas aos três estudantes da graduação do curso de Medicina, vencedores do prêmio Roberto Santos, instituído pela AMBA aos autores dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs), todos eles provenientes da EBMSP, como forma de estimular a pesquisa científica, abaixo listados por ordem decrescente de classificação;

  • Mariana Oliveira Amarante Moreno
  • Marllus Roberto Cunha dos Santos
  • Victória Maria Arruda de Brito

3. No mesmo dia, a partir das 19h00, na modalidade on-line, contando com a presença superior a uma centena de membros titulares, eméritos e convidados, ocorreu a Sessão Solene  em homenagem aos 70 anos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, que contou com a honrosa participação de sua Reitora, a médica psiquiatra, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, que proferiu excelente discurso com destaques para os principais tópicos na gestão administrativa, acadêmica, humanista, social e assistencial processados nas últimas décadas, responsáveis pelo crescimento exponencial alcançado pela   instituição, reconhecido nacionalmente nos últimos anos.   

4. Na sequência, procedeu-se à cerimônia de outorga do Prêmio Mérito Acadêmico, conferido aos seguintes agraciados, indicados e referendados pelos membros da AMBA alocados nas seguintes categorias:  

  • Profa. Dra. Achiléa Cândida Lisbôa Bittencourt - Medicina
  • Prof. Dr. Almério de Souza Machado Júnior – Arte e literatura
  • Profa. Dra. Nubia Mendonça – Trabalho social, saudados, respectivamente, pelos membros titulares: Dr. Luiz Antonio Rodrigues de Freitas, Dr. William Dunningham e Dr. Cesar Augusto de Araújo Neto.

 

 

 

 

Na sessão matutina na sede da AMBA, à cabeceira da mesa, o presidente dr. Antônio Carlos Vieira Lopes. À sua direita, o secretário-geral, Dr. César Augusto de Araújo Neto e o membro titular, Dr. William Dunningham. À esquerda do presidente, o diretor de comunicação, Dr. Jorge Pereira, o segundo secretário, Dr. Luiz Antônio Freitas e a Dra. Núbia Mendonça, agraciada com a outorga do prêmio Mérito Academico na categoria  Trabalho Social.

 

 

 

 

 

 Diante da Galeria dos presidentes da AMBA, Dr. Almerio Machado Júnior, agraciado com o prêmio Mérito Acadêmico na categoria  Arte e Literatura, postado ao lado do presidente Antônio Carlos Vieira Lopes, aos olhares orgulhosos de seu pai, Dr. Almerio de Souza Machado. Um momento inesquecível.

 

 

 

 

 

 

Da esquerda para a direita, dra. Núbia Mendonça exibe o seu certificado de Mérito Academico, por sua longa história dedicada ao trabalho social, na presença dos acadêmicos William Dunningham, César de Araújo Neto, Antônio Carlos Vieira Lopes, Jorge Pereira  e Luiz Antônio Freitas.

 

 

 

 

 

 

Nossa querida confreira, Núbia Mendonça, no momento em que recebia seu certificado de Mérito Academico-2022 das mãos do secretário César de Araújo Neto.

 

 

 

 

 

Dr. Almerio Machado Júnior no momento em que foi agraciado com o prêmio Mérito Médico na área de Arte e Literatura, que desenvolve com raro talento, ao lado de seu brilhante desempenho profissional como médico pneumologista.

 

 

 

 

 

Momento em que a Profa. Dra. Achiléa Bittencourt recebe o certificado de Mérito Academico, na categoria Medicina.

 

 

 

 

 

 

Momento de outorga do certificado do prêmio Roberto Santos, na sede da Academia de Medicina da Bahia.

 

 

 

 

 

Aluna Mariana Moreno recebendo a medalha Professor Roberto Santos e diploma, como vencedora do Concurso Melhor TCC/2022.
A medalha é doada pelo confrade José Antônio Souza..A solenidade foi realizada ontem, dia 12/12/22.

 

 

 

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital