Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
18h00

Nota de Pesar - Academia de Medicina da Bahia - Prof. Dr. Ricardo Ribeiro dos Santos

Compartilhe
Tamanho da Fonte

A Academia de Medicina da Bahia, recebe com imenso pesar a notícia do falecimento do confrade Prof. Dr. Ricardo Ribeiro dos Santos.

Médico (1969), doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e livre docência em Patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1977). Foi Professor Titular de Imunologia na FMRP/USP e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Pesquisador Titular Fundação Oswaldo Cruz (RJ), coordenador do Laboratório de Imunopatologia do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular no Instituto Oswaldo Coordenador do Laboratórios de Farmacologia Aplicada do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Far-Manguinhos), Pesquisador Titular do Instituto Gonçalo Moniz FIOCRUZ/BA

De 2009 a 2018 foi coordenador de Pesquisas Básicas do Hospital São Rafael (HSR) onde implantou o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (1983-1984) e da Associação Brasileira de Terapia Celular (2006-2008). Em 2019 passou a coordenar o Centro de Terapia Celular, do Instituto de Tecnologia e Saúde do Senai Cimatec Coordenador de vários projetos, dentre eles o Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual (IMBT/MCT), o Estudo Multicêntrico de Terapia Celular em Cardiopatia Chagásica, o Instituto de Terapia Celular da Bahia e projetos da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Em reconhecimento pelas suas contribuições cientificas recebeu vários prêmios tais como Pesquisador Emérito da Fiocruz, Prêmio Nelson Mandela, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital