Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Cesar Augusto de Araújo Neto
Cesar Augusto de Araújo Neto
Titular - Cadeira 45
09/11/2017
13:00
Saudação proferida por Cesar Augusto de Araújo Neto na Solenidade de Posse de Jorge Luiz Pereira e Silva na Academia de Medicina da Bahia

Cadeira 46 – Patrono: Fernando F. de Carvalho Luz
 

Ilustríssimos Membros que compõem a mesa desta solenidade, que a todos saúdo ao dirigir-me ao Acadêmico Professor Antonio Carlos Vieira Lopes – mui digno Presidente da Academia de Medicina da Bahia.
Autoridades presentes, confreiras e confrades, senhoras e senhores, Professor Jorge Luiz Pereira e Silva.
Agradeço ao Presidente aquela que considero a maior honra nesta casa, que é ser designado para saudar um novel Acadêmico. Não posso deixar de manifestar minha alegria, emoção e orgulho de cortejar em nome da Academia de Medicina da Bahia o Professor Jorge Pereira, meu dileto amigo, a quem dedico o afeto de irmão, de cujas vidas tecidas a quatro mãos compomos todos os nossos projetos pessoais e profissionais. O convívio tem sido intenso e ininterrupto, em todos os bons e maus momentos, ao longo de exatos 53 anos, compartilhando sonhos, ideais e as nossas vidas.

A vida é um instante da Eternidade cantado em prosa e verso por poetas, sábios e filósofos e que se sublima pelo amor, pelo trabalho e pela realização de um ideal que eleva a alma e aquece o coração. Um ideal verdadeiro. Um ideal elevado, sem vestes talares e sem arrogância, tendo como motivação apenas um bem conviver, aprender, compartir ideias e opiniões. 

Esta é a força que nos move a pleitear um assento na Academia de Medicina. Foi certamente este ideal, Professor Jorge, que o trouxe a sentar-se conosco aqui esta noite, onde veio aportar sem favorecimentos indevidos mas com um lastro científico e moral que muito o dignifica. Você tem o perfil superlativo de um Membro qualificado desta Casa. Distinguiu-se em todos os caminhos que trilhou. Tenho certeza que você irá abrilhantar esta egrégia Agremiação tão cheia de Ciência e de Saber.
Valor humano de excepcional quilate; Médico pneumologista notável, honra e padrão de ofício, de profundo senso clínico; Professor erudito, a todos fascinando com o seu ensino de escol; Cidadão conspícuo. Jorge tem atravessado a existência espargindo sementes.

Professor Jorge, hoje é um dia de glória para você, mas também é um dia de compromisso. Ao assumir a cadeira 46 que tem como patrono o Professor Fernando Freire de Carvalho Luz, você assume a missão de tornar esta Academia de Medicina mais vigorosa. Assuma, pois, com plenitude este compromisso. 

Nascido e criado em Salvador, Bahia, em 7 de dezembro de 1953. Oriundo de uma família de classe média, composta pelo pai, Hermenegildo de Almeida e Silva, e mãe, Josefa de Andrade Pereira e Silva, ambos falecidos. Ele, militar reformado e dedicado à atividade imobiliária, enquanto a mãe, voltada aos afazeres domésticos. Pais desvelados, nos seus preceitos e lições de honestidade e trabalho. Tem um único irmão, Enio Augusto Pereira e Silva, Adminstrador de Empresas.

Fez curso primário na Escola Pedro Calmon, uma escolinha situada no bairro do Matatú, onde residia. A partir do 5º ano primário, no ano de 1964, quando nos conhecemos, até o 3º ano científico, em 1971, estudou no Colégio Nossa Senhora da Vitória, Maristas. 

Aos 16 anos foi aprovado no vestibular de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e logo em seguida, da Universidade Federal da Bahia. Matriculou-se e cursou ambas as faculdades por quase dois meses, quando se viu obrigado a fazer a opção definitiva, desligando-se da EBMSP, permitindo-nos continuar a estreita convivência. A partir daí a amizade se tornou ainda mais intensa, estudávamos e frequentávamos as atividades curriculares sempre juntos, os plantões de emergências clínico/cirúrgicas extra-curriculares nos Hospitais Getúlio Vargas e Manoel Victorino, ocasião em que já demonstrávamos uma forte aptidão pela medicina interna. 

Jorge sempre produziu, estudando e meditando, em esforço calado, com admirável espírito de método e ânsia, de esclarecer tudo de raiz, fiel àquela norma de Descartes de “nada decidir sobre as menores verdades antes que sejam elas conhecidas clara e distintamente”. Daí buscou com sofreguidão estudar os fundamentos das enfermidades através do conhecimento da anatomia patológica, influenciado pelos ensinamentos do Prof. Zilton Andrade e da sua competente equipe, considerada então como uma das referências no cenário nacional. Nos tornarmos monitores da disciplina.

Tomou gosto pela Pneumologia ainda na graduação e passou a frequentar assídua e voluntariamente as sessões coordenadas pelo Professor Almério Machado, quando teve a oportunidade de assistir no anfiteatro do HUPES a uma conferência proferida pelo Professor Mario Rigatto, e a partir daí resolveu abraçar a especialidade que o acompanharia pelo resto da vida.

Jorge era aficcionado pelo futebol, assim como eu. Ele um autêntico craque desta modalidade e eu apenas um voluntarioso atleta de múltiplas modalidades. Porém sempre atuamos nas mesmas equipes, constituindo uma sólida e respeitada linha de zagueiros em campeonatos colegiais e intercolegiais. Antes dos 20 anos, no Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova) Jorge como zagueiro central foi campeão baiano pelo time de juvenis (sub-20) do Esporte Clube Bahia. A desaprovação de seu pai impediu-lhe de seguir a carreira profissional.

O período de internato de Jorge Pereira foi realizado no Pavilhão Pereira Filho ao longo de 12 meses, referência latino-americana em pneumologia clínica e torácica, onde pretendia habilitar-se ao Programa de Residência Médica. 
Graduou-se em Medicina, aos 24 anos, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no dia 06 de janeiro de 1978. Já estávamos naquela ocasião, eu e Jorge, aprovados no concurso para residência médica e aptos para iniciar o programa de pós-graduação. Jorge no Pavilhão Pereira Filho do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e eu no Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O convivio com o Professor Nelson Porto, diretor do Pavilhão Pereira Filho, marcou intensamente a vida de Jorge e a de diversas gerações de pneumologistas e radiologistas no País que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Jorge o elegeu como seu mentor intelectual e tornaram-se amigos inseparáveis. Já o Professor Bruno Palombini foi o seu grande incentivador para a inserção nas atividades docentes. 
Em paralelo às atividades da residência médica em pneumologia, Jorge realizou um estágio oficial de quase dois anos no Departamento de Radiodiagnóstico do próprio PPF, sob a orientação do renomado Mestre Nelson Porto.
Realizou ainda no período da residência, estágio de seis meses no laboratório do Dr. Geraldo Geyer, sob sua orientação direta, quando teve a oportunidade de acompanhar todo o processamento e análise macro e microscópica do material colhido no PPF. Rotineiramente realizava todas as necropsias parciais (retirada do bloco torácico) via esternotomia, dos casos que lhe eram solicitados pelos preceptores do Pavilhão Pereira Filho. Dessa forma conseguiu colocar em prática o que fora idealizado pelo Mestre Nelson: a correlação clínico-radiológico-patológica.
O Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Medicina Interna - Pneumologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul era sediado no PPF sob a coordenação do Professor Mário Rigatto. Procurando seguir a sua orientação, Jorge cursou as disciplinas como aluno especial no período da residência.

Após a conclusão da residência médica retornou a Salvador e tornou-se professor da FMB-UFBA em 1980 na condição de professor colaborador e a partir daí a sua ascensão foi meteórica.

Seria prolongar-me demasiado citar todos os seus títulos, trabalhos, cursos, conferências e honrarias. Contentemos-nos com uma pequena amostra.
Professor Titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico, da Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da Bahia. Doutor em Medicina-Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chefe da Divisão Médica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos.
Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Gestão de Hospitais Universitários no SUS - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Ex-Superintendente Médico do Hospital Espanhol - Real Sociedade Espanhola de Beneficência (Salvador-Bahia). Ex-Diretor Científico do Hospital da Bahia - Grupo Fator. Fundador e ex-Presidente do INDEP - Instituto de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia. Membro do Corpo Clínico do Hospital Aliança. 
Na Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT),  tem realizado trabalho intenso e profícuo, a saber: Fundador e ex-Presidente do Departamento de Imagem. Ex-Presidente do Departamento de Ensino. Ex-Presidente da Comissão Científica de Infecções Respiratórias. Ex-Responsável pela Elaboração e Aplicação da Prova de Título de Especialista em Pneumologia. Coordenador do Consenso Brasileiro para Tratamento de Pneumonias em Indivíduos Adultos Imunocompetentes e das Diretrizes Brasileiras sobre Terminologia dos Descritores de Tomografia Computadorizada do Tórax. Co-Editor das Diretrizes Brasileiras para Tratamento das Pneumonias Adquiridas no Hospital e das Associadas a Ventilação Mecânica. Co-Editor das Diretrizes Brasileiras de Pneumonias Adquiridas na Comunidade. Membro das Diretrizes Brasileiras sobre DPOC. Co-Editor das Diretrizes Brasileiras sobre Pneumonias Associadas a Ventilação Mecânica. Revisor do Jornal Brasileiro de Pneumologia. 
Foi Membro das Diretrizes sobre DPOC e Pneumonias, da Asociación Latinoamericana de Tórax - ALAT.
É revisor da revista Radiologia Brasileira e Ex-membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Bahiana de Medicina.
Diretor de Assuntos Científicos e Culturais da Associação Bahiana de Medicina (2008-2012). Membro Fundador e Ex-Coordenador de Ensino do INESS - Instituto de Ensino e Simulação em Saúde.
Sua produção científica consta de mais de 50 trabalhos da melhor qualidade, 3 livros publicados, 12 capítulos de livros, 14 textos em jornais e revistas de notícias, 23 resumos publicados em anais de congressos. Tem sido orientador e supervisor de seus discípulos em monografias, trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para submeter-se a avaliação de admissão a membro titular desta Academia o Professor Jorge Pereira produziu um trabalho intitulado Pensamento Estratégico em Saúde – Um Ensaio Crítico-Reflexivo Sobre a Capacitação de Gestores de Hospitais Universitários, e seus Desdobramentos no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos.

Vão se tornando cada vez mais raros, os “scholars” que como Jorge se dedicam a leitura de bons textos pelo simples prazer da leitura, ao convívio dos amigos, tão somente pela fraterna amizade, e ao respeito para com seus concidadãos, pela mera condição de criaturas humanas.

 Afora esta intensa atividade profissional, vale atentar para o pai de família dedicado e prestimoso. Da sua união com Alice Reis Pereira e Silva, teve dois filhos. O médico Raphael Reis Pereira e Silva, casado com a Fonoaudióloga Daniela Valente Sande, já se impõe como radiologista distinguido. A filha, Fernanda Reis Pereira e Silva, vai brilhando pela trilha do Direito e como professora universitária.

Meu caro Jorge, é deveras gratificante chegar a este estádio da vida com carreira tão fulgurante e tão apreciado pelos seus pares. É o coroamento de muito trabalho e estudo. É a colheita de frutos sazonados em muitos outonos e muitos invernos. É a imortalidade caindo sobre sua alma acadêmica a viver nesta morada que guarda com carinho os entes aqui professados. É mais luz que se acende no teatro da vida para lhe dar calor e amizade.
Que o iluminem sempre as luzes do Saber e que seu grande orgulho seja pertencer a esta Casa. 
Bem-vindo entre nós, doravante esta Casa também é sua.
 

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital