Academia de Medicina da Bahia Scientia Nobilitat
Tamanho da Fonte
Reinaldo Pessoa Martinelli
Reinaldo Pessoa Martinelli
Membro Titular
19/07/2021
15:00
Saudação proferida por Reinaldo Pessoa Martinelli na Solenidade de Posse de Ernane Nelson Antunes Gusmão na Academia de Medicina da Bahia

Saudação ao Dr. Ernane Nelson Antunes Gusmão

Boa Noite a todos

Excelentíssimo Professor Doutor

Antônio Carlos Vieira Lopes

Presidente da Academia de Medicina da Bahia.

Em seu nome cumprimento os demais componentes da mesa, os demais membros da diretoria, confreiras e confrades, colegas, amigos, senhoras e senhores. Especialmente cumprimento o Acadêmico Ernane Nelson Antunes Gusmão de quem fui aluno e a quem tenho a honra e privilégio em saudar.

Ernane, embora baiano, nasceu em Pedra Azul, MG, em 1 de Junho de 1941, porém aos 7 anos de idade mudou-se para Vitória da Conquista, onde se fixou. Teve sua educação primária entre Minas Gerais e Bahia porém, em 1952, veio para Salvador para o Colégio Maristas onde cursou o segundo grau (cursos ginasial e científico). Aprovado no vestibular de ambas as faculdades, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1964, tendo sido o Orador da Turma.

Logo após a graduação Ernane fez pós-graduação no Setor de Rim e Eletrólitos do Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, da então Universidade da Guanabara, onde treinou e aprofundou os seus conhecimentos em Nefrologia Clínica, além de biópsias renais, diálises (peritoneal e hemodiálise) e, mesmo, arteriografia – procedimentos e técnicas ainda incipientes na Bahia.

Em o seu retorno a Salvador Ernane se vinculou a Faculdade de Medicina como Auxiliar de Ensino, instalou e dinamizou o Serviço de Diálise e estimulou a prática da biópsia renal percutânea. Em Outubro de 1968 coordenou a primeira hemodiálise do Norte e Nordeste do Brasil, realizada no Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, em um paciente com lesão renal aguda. Somente em final de 1972, Ernane e o Dr. Francisco Peltier de Queiroz iniciaram, também no Hospital Universitário, o primeiro programa crônico de hemodiálise do nosso Estado.

No ambiente universitário Ernane Gusmão exerceu atividades didáticas, tanto com o ensino teórico como prático-assistencial, a qual aumentou gradativamente com a criação da Disciplina e, a seguir, da Residência de Nefrologia. Sempre foi um professor estimado e muito considerado pelos seus alunos.  Em 1977 submeteu-se, com êxito, a concurso para Professor Assistente, específico para a Nefrologia, a única vez que a Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia concedeu  concurso específico para a nefrologia.

Na Universidade assumiu, também, atividades administrativas como coordenador de disciplinas, do ambulatório didático-assistencial, da Residência em Nefrologia, foi vice chefe e, nos períodos de 1990-1992 e 1992-1994, chefe do então Departamento de Medicina da nossa Faculdade.

A atividade de Ernane não ficou restrita ao “intramuros” – desde o início (final dos anos 1960), juntamente com outros colegas, instalou serviços de nefrologia e de diálises em outros hospitais e em clínicas, públicas e privadas, contribuindo para a expansão da nefrologia para o interior do Estado.

A sua atividade profissional - assistencial sempre foi reconhecida e conceituada pela competência, como nefrologista e como internista tendo desenvolvido liderança, na assistência e na administração, em serviços médicos em outros hospitais. Muito se dedicou a hemodiálise. Muito importante registrar, em Dezembro de 2003 por inspiração de Ernane, foi implantado o programa NefroBahia no Hospital Roberto Santos, oferecendo tratamento pleno ao paciente portador de doença renal de todo o Estado, e chamando a atenção para o problema da doença renal crônica na Bahia, um tanto esquecido.

Além da atividade médica, o Dr. Ernane Gusmão tem outras atividades. Desde muito jovem, na adolescência, se interessa pela literatura, escrevendo crônicas e poemas, muitos deles premiados. Tem 24 livros publicados, sendo 8 próprios, 2 em coautoria, 6 com participação e 8 como coletâneas literárias. Participou de vários concursos literários na Bahia e pelo Brasil, muitas vezes laureados. Conferencista distinto, já tendo feito palestra inclusive Academia de Ciências da Bahia e na nossa Academia. É membro de várias agremiações literárias e históricas: membro e ex-presidente da SOBRAMES, membro do IBHMCAFINS, do IHGB, da Academia Conquistense de Letras, ex-Diretor Cultural da ABM, para citar algumas.

Em Junho de 2005 o Dr. Ernani foi indicado para a Academia de Medicina da Bahia, ocupando a cadeira # 4 que tem como patrono  o Dr. Almir de Oliveira e como último ocupante o Professor Antônio Jesuino dos Santos Netto.

Ainda entre as atividades não profissionais estão os hobbies atuais de Ernane tais com Astronomia (recentemente foi eleito Membro do Conselho de Cultura e Sócio Benemérito da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia) e gaita de boca; já foi, também, um premiado criador de cavalos de raça. Tenho certeza que tal trajetória só foi possível com o apoio de uma família feliz composta por Elzeni, 4 filhos e 7 netos.

Ao finalizar essa saudação quis trazer uma pequena e rápida reflexão, não diretamente relacionada ao Ernane:

“........ a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem......”

                   (Grande sertão: Veredas, GR) ·.

 A progressão do Acadêmico Ernane Nelson Antunes Gusmão à Membro Emérito engrandece a Academia de Medicina da Bahia.

Academia de Medicina da Bahia
Praça XV de novembro, s/nº
Terreiro de Jesus, Salvador - Bahia
CEP: 40026-010

Tel.: 71 2107-9666
Editor Responsável: Acadêmico Jorge Luiz Pereira e Silva
2019 - 2024. Academia de Medicina da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital